Páginas

Constituição Federal Art. 5º
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano moral ou a imagem;


sexta-feira, 30 de março de 2012

Secretária da Família recebe reivindicações dos servidores socioeducacionais


A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, recebeu nesta quarta-feira (27) servidores da área de socioeducação para discutir reivindicações sobre plano de salários, escalas de trabalho, benefícios, melhorias na estrutura dos centros, ampliação do quadro de funcionários, aumento salarial e questões referentes aos direitos trabalhistas dos servidores.

Os Centros de Socioeducação são unidades de educação e reinserção social para adolescentes em conflito com a lei. Atualmente, o Estado conta com cerca de 1,3 mil servidores nessas unidades. Cerca de 80% dos profissionais atuam diretamente no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas judiciais e 20% fazem parte de equipes técnicas e de apoio.

“Estamos investindo fortemente no setor de socioeducação e isso inclui a abertura de concurso para a contratação de 560 servidores, a implantação de uma nova proposta sociopedagógica nos Centros de Socioeducação (Censes) e a qualificação e capacitação dos servidores”, afirmou Fernanda Richa.

Desde 2011, acrescentou Fernanda, o Governo do Estado trabalha na melhoria e na qualificação do trabalho de socioeducação no Paraná. Estão previstos investimentos de mais de R$ 43 milhões (dos quais R$ 10 milhões já foram aplicados) na melhoria e construção de unidades destinadas ao atendimento de adolescentes em cumprimento de medida judicial.

REUNIÃO - Participaram do encontro representantes dos Centros de Socioeducação (Censes), do Sindicado dos Servidores de Socioeducação (Sindsec) e os deputados estaduais Professor Lemos e Hélio Rush.

O deputado Lemos avaliou positivamente o encontro. “O fato de estes trabalhadores poderem discutir suas reivindicações de forma aberta significa um avanço para quem trabalha dentro dos Censes, uma oportunidade que não existia há algum tempo”, afirmou.

Um dos resultados foi a criação de um grupo de trabalho que irá discutir o plano de cargos e salários e os demais assuntos relativos à atuação dos servidores da área de socioeducação.

“Nossa primeira reunião já está com data marcada para o dia 7 de maio e os demais encontros serão bimestrais. O objetivo é que, até o fim deste ano, possamos apresentar uma proposta oficial para a secretária”, informou Cláudia Foltran, coordenadora de medidas socioeducativas da Secretária da Família e Desenvolvimento Social (Seds).

A comissão será formada por três representantes da Seds – assessoria jurídica, coordenação de socioeducação e grupo setorial de recursos humanos – e três representantes dos servidores de carreira que deverão ser indicados pelos funcionários das unidades de socioeducação.

UNIDADES - O Paraná conta com 18 unidades de internamento e seis de semiliberdade destinadas à execução de medidas socioeducativas. As estruturas dos Censes, Casas de Semiliberdade e Núcleos de Atendimento Inicial (Nais) são bases de atenção que abrigam ou prestam atendimento a adolescentes em diferentes fases do cumprimento de medida socioeducativa.

Fonte: Secretária da Família e Desenvolvimento Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário